Apego
VIDE: identificação
*(RBN)*
Justamente homens piedosos como esses sempre se tornam vítimas inocentes da bestialidade popular apenas porque, na minha opinião, já sendo livres interiormente e nunca se identificando totalmente com os demais, com todos os interesses comuns daqueles que os rodeiam, eles não podem, por essa razão, participar nem das atrações, prazeres e sentimentos, nem das manifestações igualmente sinceras daqueles que os rodeiam. (p. 458)
Assim, este mesmo guia, consciente com todo o seu Ser do importante significado desta responsabilidade que assumiu em relação a este novo ser que, da maneira referida, ainda apenas atingiu a idade preparatória, começa, de acordo com a consciência, a criar imparcialmente para o seu Oskiano todo o tipo de fatores chamados “fatores internos e externos” para a percepção das impressões correspondentes, a fim de cristalizar em sua presença comum todos aqueles dados, cuja totalidade, por si só, pode dar ao ser tricerebral que atingiu a idade responsável, o poder de ser “Svolibroonolniano” ou, como diriam seus favoritos aqui na Terra, a “potência de não ser identificado com e não ser afetado por fatores externos através das paixões inevitavelmente inerentes a si mesmo”; e esse impulso gerado no ser com esses dados é o único que pode ajudá-lo a adquirir a possibilidade de uma constatação livre e imparcial de todos os fenômenos verdadeiros que aparecem nos resultados cósmicos ao seu redor. (p. 817)
E, de fato, meu rapaz, já há muito tempo se tornou normal lá para os entes tricerebrais que chamaram sua atenção se interessarem apenas pelo que veem ou ouvem com frequência, e sempre que se interessam por algo, esse interesse sufoca todas as outras necessidades existenciais neles, e sempre lhes parecerá óbvio que o que lhes interessa naquele momento é exatamente o que “faz o mundo girar”. (p. 875)
