User Tools

Site Tools


autores-obras:fragmentos:lua:start

Lua

*(FED)*

“A energia necessária ao crescimento da Lua, isto é, ao seu desenvolvimento e à formação de novos brotos, lhe chega da Terra, onde é criada pela ação conjunta do Sol, de todos os outros planetas do sistema solar e da própria Terra. Essa energia é recolhida e conservada num gigantesco acumulador, situado na superfície da Terra. Este acumulador é a vida orgânica sobre a Terra. A vida orgânica alimenta a Lua. Tudo o que vive na superfície da Terra, os homens, os animais, as plantas, servem de alimento à Lua. A Lua é um gigantesco ser vivo que se. alimenta de tudo o que respira e de tudo o que brota sobre a Terra. A Lua não poderia existir sem a vida orgânica sobre a Terra, do mesmo modo que a vida orgânica sobre a Terra não poderia existir sem a Lua. Além disso, a Lua, em sua relação com a vida orgânica sobre a Terra, é um enorme eletroímã. Se a ação do eletroímã viesse a se interromper, a vida orgânica imediatamente se reduziria a nada.

“O processo de aquecimento e crescimento da Lua está em íntima conexão com a vida e a morte sobre a Terra. Todos os seres vivos liberam, no instante da morte, certa quantidade da energia que os animou; essa energia ou o conjunto das “almas” de todos os seres vivos: plantas, animais, homens — é atraída para a Lua como por um eletroímã colossal e leva-lhe o calor e a vida de que depende seu crescimento, isto é, o crescimento do raio de criação. Na economia do universo, nada jamais se perde e, quando uma energia terminou seu trabalho num plano, passa a outro.

“As almas que vão para a Lua, possuindo talvez certa soma de consciência e de memória, se encontram ali submetidas a 96 leis, em condições de vida mineral ou, noutros termos, em condições tais que não há mais salvação possível para elas fora de uma evolução geral, dentro de ciclos de tempo incomensuravelmente longos. A Lua está “na extremidade”, no término do mundo; ela é essa “treva exterior” da doutrina cristã, onde haverá choros e ranger de dentes.

“A influência da Lua sobre todos os seres vivos se manifesta em tudo o que acontece sobre a Terra. A Lua é a força dominante ou, mais exatamente, a força motriz mais próxima, a mais imediata, de tudo o que se produz na vida orgânica sobre a Terra. Todos os movimentos, todas as ações e manifestações dos homens, dos animais e das plantas dependem da Lua e são comandados por ela. A fina película sensível de vida orgânica que recobre o globo terrestre é inteiramente dependente da influência desse formidável eletroímã que suga sua vitalidade. O homem, como qualquer outro ser vivo, não pode, nas condições normais da vida, libertar-se da Lua. Todos os seus movimentos e todas as suas ações, por conseguinte, são comandados pela Lua. Se mata um homem, é a Lua que o faz; se ele se sacrifica pelos outros, é ainda a Lua. Todas as más ações, todos os crimes, todos os sacrifícios, todos os feitos heróicos, bem como os mínimos fatos e gestos da vida ordinária, tudo isso é comandado pela Lua.

“A liberação, que vem com o crescimento dos poderes e das faculdades mentais, é uma libertação do jugo da Lua. A parte mecânica de nossa vida depende da Lua, está sujeita à Lua. Mas se desenvolvermos em nós mesmos a consciência e a vontade e, se sujeitarmos a elas toda a nossa vida mecânica, todas as nossas manifestações mecânicas, escaparemos ao poder da Lua.

/home/mccastro/public_html/gurdjieff/data/pages/autores-obras/fragmentos/lua/start.txt · Last modified: by 127.0.0.1

Except where otherwise noted, content on this wiki is licensed under the following license: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki